terça-feira, 3 de junho de 2008

A questão educacional

A ampliação na produtividade brasileira não vira sem investimento maciço e mudança estrutural de nosso sistema de ensino. A grave carência de trabalhadores criativos é resultado de uma estrutura educacional que coíbe o pensamento inovador e está fortemente calcada na reprodução de um conjunto de conhecimento previamente determinado que atende fracamente as necessidades de trabalhadores multifuncionais.
A falta de visão sobre a necessidade de criar um ambiente onde o aprendizado seja o valor fundamental, e a limitada liberdade para exercer novas formas de pensamento não são solucionados em uma sociedade de maneira abrupta, e requerem um processo histórico de difusão dessa concepção por uma grande parte da população industrial.
A adoção paulatina das idéias contidas no novo paradigma produtivo, com a ampla utilização de tecnologias de informação e comunicação está apenas em seu estágio inicial de transformação da produtividade mundial, e demandam a incorporação efetiva das mesmas ao longo do processo educacional, para criar profissionais que sejam capazes de interagir entre si e trocar conhecimento sobre problemas práticos de forma realmente inovadoras. Desta forma criando redes de indivíduos cooperando para resolver as questões produtivas com maior eficiência.
Atualmente tem se dado grande ênfase na necessidade de formar trabalhadores que sejam reais participantes do processo de produção, com liberdade para alterar a forma como os bens e serviços são criados. Porém nenhuma medida de fato foi implementada para atuar sobre a causa da falta de autonomia e pró-atividade dos trabalhadores, ou seja, alterações na formação para suprir as pessoas com competências técnicas e principalmente senso critico sobre o conhecimento necessário para conduzir a produção.
Enquanto não focarmos verdadeiramente a questão educacional no país, não obteremos mais do que modestos incrementos de produtividade, e estaremos ainda a "reboque" do desenvolvimento cientifico, tecnológico e social dos país lideres no mercado mundial

Um comentário:

Unknown disse...

eu achei Q foi um trabalho magnifico me ajufou a passar de ano
PARABÉMS para quem fes isso
e mto obrigado






NOME(JHONATHAN)




E MEU E-MAIL É JHOU_ATREVIDO@HOTMAIL.COM


E MINHA SENHA É:MALOQUEIRO